A várias mãos #8: “um marco histórico para a Póvoa de Varzim” – Caxinas Tv

Foi apresentado, esta terça-feira, no Cine-Teatro Garrett, o livro A várias mãos #8, resultante de um projeto concelhio de escrita colaborativa que o Município e a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Varzim implementaram.

No âmbito das comemorações dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade, este livro tem como mote “50 anos de Póvoa e de abril”. Cada escola/agrupamento trabalhou esta temática associada a acontecimentos relevantes do crescimento, desenvolvimento e a contribuição dos habitantes da Póvoa de Varzim, ao longo desse período.

Presente na sessão, o Vice-Presidente da Câmara Municipal começou por agradecer aos professores bibliotecários das escolas da Póvoa de Varzim pelo “excelente trabalho que têm feito ao longo destes oito anos”. Para Luís Diamantino, neste livro “está toda a Póvoa”, constatando que os textos são “pequenos hinos de amor à Póvoa de Varzim”. Terminou manifestando a sua gratidão pelo trabalho feito porque reconhece que “vai ser um marco histórico para a Póvoa de Varzim”.

A várias mãos #8 é a continuidade do projeto concelhio promovido pelos professores bibliotecários e a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, envolvendo todos os agrupamentos escolares e escolas secundárias poveiras.

As sessões foram realizadas em contexto de aula e em articulação com os respetivos docentes dos alunos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, nos vários estabelecimentos de ensino. Em cada ciclo de aprendizagem, do pré-escolar, do ensino básico ao ensino secundário de cada escola ou agrupamento, foram mobilizados alunos ou turmas para o processo de escrita colaborativa e para a ilustração dos textos. Para além dos alunos, este projeto foi ainda dinamizado pelas famílias, com a participação dos encarregados de educação e pais dos alunos.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora