Congresso Eucarístico: «O Domingo como o dia do Senhor fica, muitas vezes, reduzido a um ‘fim de semana’» – Caxinas Tv

Bispos católicos escreveram uma nota pastoral com o título «Sem a Eucaristia não podemos viver» no contexto do 5º Congresso Eucarístico Nacional

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou ontem em Assembleia Plenária uma nota pastoral, no âmbito do 5ºCongresso Eucarístico Nacional (CEN), defendendo que é necessário redescobrir o “sentido verdadeiro” do “Domingo como o dia do Senhor”.

“Nas circunstâncias atuais, o Domingo como o dia do Senhor fica, muitas vezes, reduzido a um ‘fim de semana’. Por isso, é necessário redescobrir o seu sentido verdadeiro. Pois, se o Domingo deixar de ser um dia, no qual haja espaço para a oração, o repouso, a união e a alegria, pode acontecer que, como referiu São João Paulo II: ‘o homem permaneça encerrado num horizonte tão restrito, que já não lhe permite ver o ‘céu’”, afirmaram os bispos católicos.

Na mensagem com o título “Sem a Eucaristia não podemos viver”, a propósito do 5ºCEN, que decorre de 31 de maio a 2 de junho, em Braga, os bispos portugueses convidam “todos a olhar a Eucaristia como o sacramento da Páscoa e fonte esperançosa da salvação”.
Na nota dividida em quatro partes, a CEP destaca, na parte dedicada a “Partilhar o Pão, alimentar a esperança”, que “no partir do pão é o próprio Cristo que é partido no pão da Eucaristia”, no “encontro com os pobres, os mais vulneráveis, os mais frágeis e com todas as necessidades do mundo”.

Os bispos lembram que “o Papa Francisco pede a toda a Igreja uma cultura eucarística, onde se mostrem atitudes de comunhão, do serviço e da misericórdia”.

A CEP convoca a Igreja peregrina em Portugal a participar no encontro, a “fim de reconhecer mais profundamente o mistério da Eucaristia e lhe prestar um culto público nos laços da caridade evangelizadora”.

Segundo os bispos, a “feliz oportunidade do 5ºCongresso Eucarístico Nacional” orienta para a “centralidade da Eucaristia e do Domingo”, explicando em que aspetos se concretiza.

“Na valorização da celebração eucarística para que seja, efetivamente, um momento de encontro com Deus e com os irmãos; na participação ativa e no envolvimento de todos nas diferentes celebrações litúrgicas; na formação de todos os ministérios, serviços e carismas; na promoção do crescimento e do amadurecimento espiritual de cada um; na Paróquia, como casa e escola de oração com as portas abertas”, referem.

A CEP sublinha que a vida cristã só tem sentido como vida em Cristo e que a celebração eucarística se prolonga “na vida e na adoração eucarística com o culto eucarístico fora da Missa”, lançando questões.

“Porque não promover em cada domingo a adoração eucarística comunitária nas nossas comunidades eclesiais? Porque não criar um lausperene eucarístico diocesano com todas as Paróquias e comunidades nas Unidades Pastorais?”

No final da nota, os bispos católicos reforçam que “a partir da Eucaristia a Igreja faz-se sinodal, samaritana e missionária, na sabedoria do coração “eucarístico” da Virgem Santa Maria e dos santos e santas”.

“Toda a Igreja que peregrina em Portugal está convocada para este grande acontecimento eclesial que pretende reconhecer mais profundamente o mistério da Eucaristia e prestar-lhe um culto público nos laços da caridade evangelizadora”, convidou a CEP no comunicado enviado no final da Assembleia Plenária.

O 5º CEN vai realizar-se na cidade de Braga, de 31 de maio a 2 de junho, com o tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-n’O ao partir o pão’, a partir do Evangelho de São Lucas (Lc 24, 35)”.

O cardeal português José Tolentino de Mendonça foi nomeado enviado especial do Papa Francisco ao congresso.



Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora