São Pedro com Xutos & Pontapés e muita festa – Caxinas Tv

O concerto dos Xutos & Pontapés, é o destaque musical das Festas de São Pedro 2024, duas noitadas com festa nas ruas, a ida das rusgas ao Estádio do Varzim e o Cortejo Luminoso animam as festas maiores da Póvoa de Varzim. As festas do santo pescador são de 25 de junho a 7 de julho.

“S. Pedro da Póvoa é único. As festas vivem-se nas ruas com as cores dos seis bairros. É esta alma poveira que está em cada um dos habitantes da Póvoa, que vive esta disputa sadia, este bairrismo. É isso que faz estas festas serem diferentes. Há sempre um querer fazer mais e melhor do que os outros”, explicou o vice-presidente da Câmara, Luís Diamantino, que, com os seis bairros que “fazem acontecer a festa” – Belém, Mariadeira, Regufe, Matriz, Norte e Sul –, apresentou, esta manhã, o programa deste ano.

São 13 dias de festa que arrancam a 25 de junho com o S. Pedrinho e a Pequenada. O espetáculo junta cerca de mil crianças dos jardins-de-infância do concelho a imitar as rusgas dos adultos. São as freguesias a associarem-se à festa que se quer de todo o concelho. No mesmo dia à noite, são inauguradas as iluminações de rua nos seis bairros e, dois dias depois, os seis tronos ao santo pescador.

A noitada de S. Pedro é a 28 e a festa “a mesma de sempre”: desfile das seis rusgas por toda a cidade, milhares de foliões a apoiar o seu bairro, sardinhas e vinho nas ruas para oferecer a quem passa. À meia-noite, há fogo-de-artifício em frente ao mar.

No dia 29, a procissão é às 16h00 e, à noite, o palco é em frente ao Casino. A animação fica a cargo dos Xutos & Pontapés, que trazem à Póvoa a Tour 45 anos de carreira.

No domingo, dia 30, à noite, uma das novidades deste ano: o Cortejo Luminoso, que, para além das rusgas, terá um carro alegórico de cada bairro.

De 1 a 4, outra novidade: este ano, haverá concertos todos os dias no Passeio Alegre. “Siga a Farra”, “Garajau”, “Retimbar” e “Top 5” são os convidados.

No dia 5 de julho, a segunda noitada, onde cada bairro faz a festa em sua “casa” e, no dia 6, as rusgas voltam a juntar-se para dançar no Estádio do Varzim, numa noite que arrasta multidões e termina com o fogo-de-artifício no Alto de Martim Vaz.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora